SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue3Clinical, epidemiological and therapeuthic study of 402 patients with american cutaneous leishmaniasis attended at University Hospital of Brasilia, DF, BrazilEndemic pemphigus foliaceus: social and demographical characteristics and incidence in the microregions of Goias, based on patients seen at the Tropical Diseases Hospital, Goiania - Goias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BRITO, Maria de Fátima de Medeiros; XIMENES, Ricardo Arraes Alencar  and  GALLO, Maria Eugênia Noviski. O retratamento por recidiva em hanseníase. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, n.3, pp. 255-260. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000300005.

FUNDAMENTOS: Estudos sobre os pacientes hansenianos retratados justificam-se pela dificuldade do diagnóstico diferencial entre quadro reacional após alta do tratamento específico de hanseníase e recidiva, devido às limitações de critérios clínicos e laboratoriais para diferenciá-los. OBJETIVOS: Verificar os procedimentos diagnósticos clínicos e laboratoriais que subsidiaram o retratamento por recidiva e a ocorrência de episódios reacionais, em especial os que ocorreram após o término do tratamento. MÉTODOS: Mediante o estudo retrospectivo de série de casos foram estudados 155 pacientes hansenianos retratados por recidiva em duas unidades de referência em hanseníase, no município de Recife/PE, Brasil. RESULTADOS: O critério clínico foi o mais utilizado para a decisão de retratamento por recidiva, e as lesões novas descritas foram principalmente do tipo mácula e infiltração. Os episódios reacionais após alta ocorreram em 34% desses pacientes, e 33,9% relatavam a presença de comunicantes com hanseníase. Dos 155 pacientes estudados apenas 14,9% realizaram exame histológico e 18,1% não realizaram a baciloscopia antes de reiniciar a terapia específica. CONCLUSÃO: Este estudo evidenciou que os episódios reacionais após o tratamento e a presença de comunicantes com hanseníase ocorreram em torno de 30% nos pacientes retratados por recidiva e que se fazem necessários outros estudos controlados para o melhor entendimento desses fatores.

Keywords : Hipersensibilidade [complicações]; Hanseníase; Recidiva; Retratamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese