SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue3Retreatment of leprosy relapseTinea capitis micro-epidemic by Microsporum canis in a day care center of Vitória - Espírito Santo (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SILVESTRE, Marilene Chaves  and  NETTO, Joaquim Caetano de Almeida. Pênfigo foliáceo endêmico: características sociodemográficas e incidência nas microrregiões do estado de Goiás, baseadas em estudo de pacientes atendidos no Hospital de Doenças Tropicais, Goiânia, GO. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, n.3, pp. 261-266. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000300006.

FUNDAMENTOS: O pênfigo foliáceo endêmico é doença auto-imune, cutânea, bolhosa, com incidência maior na região Centro-Oeste do Brasil e menor em alguns países sul-americanos. Embora tenha sido demonstrado seu caráter auto-imune pela presença de auto-anticorpos e a importância da predisposição genética, não estão ainda claramente estabelecidos os fatores ambientais intervenientes. OBJETIVOS: Conhecer as características sociodemográficas da doença, bem como sua distribuição no Estado de Goiás. MÉTODOS: Foram analisados 210 prontuários com diagnóstico estabelecido no período de1996 a 2001. As informações demográficas foram correlacionadas com as da população do estado, e a incidência da doença, determinada em cada uma de suas microrregiões. RESULTADOS: Maior incidência da doença na terceira década e na zona rural, leve ocorrência familiar e sem predileção por sexo. O maior contingente (74,3%) de pacientes foi do Estado de Goiás, e a maior incidência, nas microrregiões de Anicuns, Chapada dos Veadeiros, Rio Vermelho, Vale do Rio dos Bois, Iporá e Aragarças. CONCLUSÕES: Houve predomínio da doença na terceira década e naqueles com domicílio ou atividade na zona rural. Foram detectadas, pelo cálculo do coeficiente de incidência, áreas de concentração da doença em algumas microrregiões, principalmente na zona central do Estado de Goiás. Novas pesquisas são necessárias para esclarecer as causas dessa concentração ecológica.

Keywords : Doenças auto-imunes; Doenças endêmicas; Pênfigo [epidemiologia].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese