SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue4Update on the pathophysiology with special emphasis on CD8 effector T cells and CD4 regulatory T cellsDevelopment of a Mitsuda-like antigen and its evaluation in multibacillary, Mitsuda-negative leprosy patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

TABORDA, Maria-Laura V. V.; WEBER, Magda Blessmann  and  FREITAS, Elaine Silveira. Avaliação da prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, n.4, pp. 351-354. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000400004.

FUNDAMENTO: Estima-se que um terço dos pacientes com doença dermatológica possua aspectos emocionais associados. OBJETIVOS: Verificar a prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos (DETP), bem como relacionar o grau de sofrimento psíquico com doença, tempo de evolução, sexo e idade do paciente. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal. Foram incluídos 76 pacientes com DETP, de ambos os sexos e idade de 15 a 60 anos. Foi aplicado questionário de triagem de doença mental, o SRQ-20 (Self Reported Questionnaire), elaborado pela OMS. RESULTADOS: Observou-se a presença de sofrimento psíquico em 25% dos pacientes, sendo que as pacientes dermatológicas apresentaram OR=14 para SRQ positivo em relação aos homens. O teste qui-quadrado não demonstrou associação estatisticamente significativa entre doença dermatológica e presença de sofrimento psíquico. Considerando-se apenas os pacientes portadores de acne vulgar e vitiligo, observou-se que os últimos apresentavam significativamente maior sofrimento psíquico do que os primeiros (OR=8,9; p=0,034). CONCLUSÕES: Os dados confirmaram a alta prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com algumas dermatoses. Além disso, sugerem que doenças crônicas e inestéticas, como vitiligo, podem estar associadas a maior grau de sofrimento nessa população. Os resultados do teste qui-quadrado, apesar de não significativos para a associação de dermatoses em geral e sofrimento psíquico, demonstraram forte tendência nesse sentido.

Keywords : Acne vulgar; Estresse psicológico; Hipopigmentação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese