SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 suppl.3Decorin and chondroitin sulfate in linchen sclerosus extracellular matrix remodelingIn vivo antiradicalar activity by skin peroxidies quantification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

CARNEIRO, Sueli Coelho da Silva et al. Ação da pentoxifilina nos dendrócitos dérmicos FXIIIa de placas de psoríase. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, suppl.3, pp. S314-S322. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005001000009.

FUNDAMENTOS: Não há consenso sobre o papel dos dendrócitos dérmicos (DD) nos eventos fisiopatológicos nos períodos de exacerbação e de acalmia da doença. A pentoxifilina (PTX) é uma metilxantina que inibe vários mecanismos inflamatórios. OBJETIVO: Estudar os efeitos da PTX sobre os dendróticos dérmicos de placas de psoríase com técnicas imuno-histoquímicas. MATERIAL E MÉTODOS: Trinta biópsias de placas de psoríase antes e após oito semanas de uso oral diário de 1.200mg de PTX foram incubadas com anticorpo primário de coelho antiFator XIIIa e anticorpo de ligação conjugado com fosfatase alcalina. RESULTADOS: As células imunomarcadas Fator XIIIa+ foram proeminentes com morfologia dendrítica arborescente na derme papilar formando linha celular logo abaixo da epiderme e exibindo arranjo nodular ao redor dos vasos. Após tratamento, as células apresentaram-se com morfologia dendrítica e fusiforme, distribuídas ao redor dos vasos da derme papilar e predominantemente fusiformes dispostas paralelamente à junção dermoepidérmica retificada. CONCLUSÕES: A PTX promove aumento do fluxo sangüíneo e diminuição da adesividade endotelial, com aumento dos mastócitos e DD FXIIIa. A PTX inibe o TNF-alfa, que implica a diminuição da expressão de receptores pelos DDs, como CCR7 e a manutenção do estímulo tecidual para sinalização e migração dos precursores, uma vez que os processos etiopatogenéticos não são afetados pela droga.

Keywords : Células dendríticas; Pentoxifilina; Psoríase.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese