SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 suppl.3Tuberculoid leprosy in aids patientEpidermolysis bullosa pruriginosa: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BITTENCOURT, Achiléa L  and  OLIVEIRA, Maria de Fátima. Dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH) infanto-juvenil e do adulto. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, suppl.3, pp. S364-S369. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005001000017.

A dermatite infecciosa associada ao HTLV-I (DIH) é um tipo de eczema infectado e recidivante que incide em crianças que adquirem verticalmente a infecção pelo HTLV-I. Inicia-se após os 18 meses de idade. No entanto, existe relato recente de início na vida adulta. As lesões são eritemato-descamativas, infectadas e freqüentemente crostosas. Localizam-se, com maior freqüência, no couro cabeludo, regiões retroauriculares, pescoço e região inguinal, mas podem ser generalizadas. Vêem-se também físsuras retroauriculares, pápulas eritêmato-descamativas e foliculares. Prurido discreto a moderado, secreção nasal crônica e blefaroconjutivite podem ser observados. A DIH sempre se associa à infecção por Staphylococcus aureus e/ou Streptococcus beta hemoliticus. O diagnóstico diferencial clínico deve ser feito com as dermatites atópica e seborréica e, do ponto de vista anatomopatológico, com a psoríase e o linfoma cutâneo de células T. São discutidos os aspectos clínico-imunopatológicos, o diagnóstico diferencial e a evolução da DIH. Considerando a freqüência da DIH em Salvador, aconselha-se que seja feita sorologia para o HTLV-I em todos os casos de eczema severo em crianças e que essa possibilidade diagnóstica também seja considerada em adultos.

Keywords : Dermatite; Linfoma de células T; Paraparesia tropical espástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese