SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Association between coronary artery disease and the diagonal earlobe and preauricular creases in menMycosis fungoides: epidemiologic study of 17 cases and evaluation of PUVA photochemotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SUEHARA, Letícia Yumi; SIMONE, Karine  and  MAIA, Marcus. Avaliação do envelhecimento facial relacionado ao tabagismo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.1, pp. 34-39. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000100004.

FUNDAMENTOS: O tabagismo é responsável por diversas doenças crônicas e pelo envelhecimento da pele. OBJETIVO: Comparar a pele facial de fumantes e não fumantes. MÉTODOS: Foram avaliados 77 pacientes, 43 não tabagistas e 34 tabagistas, entre 40 e 60 anos, excluídos aqueles com exposição solar excessiva, etilistas e submetidos a tratamento estético da face. As alterações faciais foram avaliadas com base em escore de características da pele da face descrita por Model (fácies de tabagismo). Os indivíduos tabagistas e não tabagistas foram avaliados de acordo com o tempo e a quantidade de cigarros fumados, o sexo, a cor da pele e a idade. RESULTADOS: A comparação quanto ao escore da fácies de tabagismo evidenciou que o grupo tabagista apresentou maior escore que o grupo não tabagista (p=0,021). Foram observadas diferenças significativas de escore na comparação entre as faixas etárias (p=0,004) e a cor (p <0,01). Em relação à quantidade de cigarros fumados e o tempo desse hábito de acordo com sexo não houve diferenças de escore. A análise multivariada das variáveis, evidenciou que o tabagismo, Odds Ratio (OR) = 3,49, a cor da pele (OR=8,10) e a idade (OR=1,21) são fatores independentes para o envelhecimento facial. CONCLUSÃO: O tabagismo é fator de risco independente para o envelhecimento cutâneo. Esse achado confirma os efeitos cutâneos nocivos do cigarro, constituindo-se em mais um argumento na luta contra o tabagismo.

Keywords : Envelhecimento da pele; Face; Fumo; Tabagismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese