SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Granular parakeratosis: a report of six cases in childrenPhotohterapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

ALVES, Crésio et al. Antígenos de histocompatibilidade humanos e dermatologia: da pesquisa para a prática clínica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.1, pp. 65-73. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000100009.

A participação do sistema de histocompatibilidade humano (HLA: human leukocyte antigens) na patogênese das doenças auto-imunes é bem conhecida. Situado no braço curto do cromossomo 6, o sistema HLA se destaca por seu polimorfismo e por sua capacidade de conferir susceptibilidade ou proteção a diferentes enfermidades. Em Dermatologia, esse sistema desempenha papel importante na patogenia e história natural de várias doenças. A força e o tipo de associação variam com a dermatose e, algumas vezes, com o grupo étnico-racial estudado. O surgimento de métodos moleculares para tipificação dos alelos HLA e as recentes atualizações de sua nomenclatura têm contribuído para o melhor entendimento desse sistema. Infelizmente, essas informações não têm sido veiculadas de maneira adequada na literatura clínica, o que dificulta o entendimento da associação do HLA com as doenças cutâneas. Nesta revisão, são discutidos alguns aspectos do sistema HLA, métodos de detecção, nomenclatura e sua associação com vitiligo, pênfigo, psoríase, lúpus eritematoso, escabiose, leishmaniose cutânea, hanseníase, paracoccidioidomicose e dermatite atópica.

Keywords : Antígenos HLA; Complexo principal de histocompatibilidade; Dermatopatias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese