SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue1Human histocompatibility antigens and Dermatology: from research to clinical practiceBleomycin- induced flagellate dermatitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

DUARTE, Ida; BUENSE, Roberta  and  KOBATA, Clarice. Fototerapia. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.1, pp. 74-82. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000100010.

Fototerapia é utilizada para tratar uma grande variedade de dermatoses. Desde o século passado a fototerapia tem sido utilizada em várias modalidades, com irradiação UVA ou UVB. Está indicada para todos os tipo de dermatoses inflamatórias e com período crônico de evolução, como vitiligo, pasoríase, parapsoríase, linfomas cutâneos de células T, eczemas crônicos, demonstrando bons resultados terapêuticos. Pode ser utilizada como monoterapia ou associada a outras drogas, como retinóides, metotrexate, ciclosporina, com objetivo de diminuir o tempo de tratamento e as doses das medicações mencionadas. Como os demais tipos de tratamento, a fototerapia apresenta algumas limitações, como a necessidade de equipamentos específicos, a adesão do paciente, a possibilidade de indicação ao paciente e a dose cumulativa de irradiação UV. A fototerapia deve ser conduzida com seguimento criterioso para a obtenção de resposta efetiva com poucos efeitos colaterais.

Keywords : Fototerapia; Inflamação; Raios ultravioleta; Terapia PUVA.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese