SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue2Basal cell Carcinoma - Analysis of 300 cases observed in Uberlândia - MG, BrazilModulation of fibroblast proliferation and inflammatory response by low-intensity laser therapy in tissue repair process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SILVA, Juliana Dors Tigre da; MULLER, Marisa Campio  and  BONAMIGO, Renan Rangel. Estratégias de coping e níveis de estresse em pacientes portadores de psoríase. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.2, pp. 143-149. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000200005.

FUNDAMENTOS: Pesquisas atuais estão direcionando seu foco aos aspectos psicossociais envolvidos nas dermatoses crônicas. Esses fatores podem contribuir para a exacerbação da psoríase entre 40 e 80% dos casos, causando grande impacto na qualidade de vida desses pacientes. OBJETIVOS: Verificar estratégias de coping e identificar níveis de estresse do portador de psoríase. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra de 115 pacientes, divididos em 61 com psoríase e 54 do grupo controle com dermatoses crônicas. Instrumentos: Inventário de Estratégias de coping e Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. RESULTADOS: Destacam-se as estratégias de coping autocontrole (p=0,027) e fuga e esquiva (p=0,014) utilizadas mais pelo grupo com psoríase e níveis de estresse altos para os dois grupos (p=0,838). CONCLUSÃO: Pacientes com psoríase utilizam estratégias de coping específicas para o enfrentamento da doença de pele, quando comparados a outros pacientes com doenças crônicas de pele demonstrando relevante nível de estresse. A integração dos resultados possibilita o entendimento do estado específico que portadores de psoríase vivenciam e que denuncia a premência de intervenções mais abrangentes que envolvam também as dimensões psíquica e social.

Keywords : Adaptação psicológica; Estresse; Pele; Psoríase; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese