SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue2Coping strategies and stress levels in patients with psoriasisCasts: three cases report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

ROCHA JUNIOR, Adeir Moreira et al. Modulação da proliferação fibroblástica e da resposta inflamatória pela terapia a laser de baixa intensidade no processo de reparo tecidual. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.2, pp. 150-156. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000200006.

FUNDAMENTOS: Ao longo dos anos, diversos estudos têm sido realizados para compreender o processo de reparo tecidual, bem como os possíveis efeitos da terapia a laser no processo de cicatrização de feridas. OBJETIVOS: Investigar o comportamento de feridas cutâneas provocadas na região dorsal de ratos Wistar (Rattus norvegicus), que foram submetidos ao tratamento com laser de baixa intensidade, com 3,8 J/cm2 de dosagem, 15mW de potência e tempo de aplicação de 15s. MÉTODOS: Os animais (n = 12) foram divididos em dois grupos, um controle e outro tratado com laser. Foram realizadas, no grupo tratado, três aplicações (imediatamente após o ato cirúrgico, 48 horas e sete dias após a realização das feridas cirúrgicas). Dez dias após o ato cirúrgico foram colhidas amostras das lesões de ambos os grupos para realização de estudo histopatológico e histomorfométrico. RESULTADOS: Foram evidenciados aumentos da neovascularização e da proliferação fibroblástica, e diminuição da quantidade de infiltrado inflamatório nas lesões cirúrgicas submetidas à terapia com laser. CONCLUSÃO: Os resultados em conjunto sugerem que a terapia a laser de baixa intensidade é um método eficaz no processo de modulação da reparação tecidual, contribuindo significativamente para a cicatrização tecidual mais rápida e organizada.

Keywords : Cicatrização de feridas; Ratos; Terapia a laser de baixa intensidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese