SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue3Fatal mucosal leishmaniasis in a childRole of regulatory T cells in the development of skin diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

REZZE, Gisele Gargantini; SA, Bianca Costa Soares de  and  NEVES, Rogério Izar. Dermatoscopia: o método de análise de padrões. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.3, pp.261-268. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000300009.

A incidência do melanoma cutâneo tem aumentado mundialmente e, por tratar-se de neoplasia bastante agressiva e de difícil tratamento em estádios mais avançados, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura do paciente. A dermatoscopia surgiu como exame auxiliar in vivo, que tem papel fundamental na realização do diagnóstico precoce e amplifica a acurácia diagnóstica do melanoma. Para a realização do método, é necessário utilizar o dermatoscópio, aparato que permite aumentar a lesão, no mínimo, 10 vezes. A imagem obtida é interpretada utilizando-se o método diagnóstico da preferência do examinador. O método de Análise de Padrões é atualmente o mais utilizado e o que possui maior acurácia para o diagnóstico do melanoma cutâneo, tendo-se demonstrado confiável para o ensino de residentes em dermatologia. Baseia-se em padrões globais e específicos que permitem diferenciar as lesões melanocíticas das não melanocíticas (também importantes no diagnóstico diferencial com o melanoma cutâneo), assim como identificar lesões melanocíticas consideradas benignas, suspeitas ou malignas.

Keywords : Dermatologia [métodos]; Dermatoscopia; Diagnóstico por imagem [métodos]; Diagnóstico diferencial; Melanoma [diagnóstico].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License