SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue3Fatal mucosal leishmaniasis in a childRole of regulatory T cells in the development of skin diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

REZZE, Gisele Gargantini; SA, Bianca Costa Soares de  and  NEVES, Rogério Izar. Dermatoscopia: o método de análise de padrões. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.3, pp. 261-268. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000300009.

A incidência do melanoma cutâneo tem aumentado mundialmente e, por tratar-se de neoplasia bastante agressiva e de difícil tratamento em estádios mais avançados, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura do paciente. A dermatoscopia surgiu como exame auxiliar in vivo, que tem papel fundamental na realização do diagnóstico precoce e amplifica a acurácia diagnóstica do melanoma. Para a realização do método, é necessário utilizar o dermatoscópio, aparato que permite aumentar a lesão, no mínimo, 10 vezes. A imagem obtida é interpretada utilizando-se o método diagnóstico da preferência do examinador. O método de Análise de Padrões é atualmente o mais utilizado e o que possui maior acurácia para o diagnóstico do melanoma cutâneo, tendo-se demonstrado confiável para o ensino de residentes em dermatologia. Baseia-se em padrões globais e específicos que permitem diferenciar as lesões melanocíticas das não melanocíticas (também importantes no diagnóstico diferencial com o melanoma cutâneo), assim como identificar lesões melanocíticas consideradas benignas, suspeitas ou malignas.

Keywords : Dermatologia [métodos]; Dermatoscopia; Diagnóstico por imagem [métodos]; Diagnóstico diferencial; Melanoma [diagnóstico].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese