SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue3Dermoscopy: the pattern analysisTopical occlusive corticosteroid for the treatment of gingival manifestations of vesicobullous autoimmune diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LIMA, Hermênio Cavalcante. Papel das células T reguladoras no desenvolvimento de dermatoses. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.3, pp. 269-281. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000300010.

Células T, em particular as células T CD4+, têm sido associadas a muitos aspectos das doenças de pele. A evidência atual sugere, porém, que o papel dos linfócitos T CD4+ no desenvolvimento de inflamação cutânea excede o de ativador pró-inflamatório das células T de ação que dirigem a resposta imune. Subtipos de células T com capacidade reguladora, tais como Tregs CD4+CD25+high, têm sido identificadas. Observações recentes sugerem que em algumas doenças da pele a função dessas células está modificada. Portanto, o desenvolvimento e a função de Tregs na dermatologia são atualmente um tópico atraente devido a sua importância no controle da resposta do sistema imune contra tumores e doenças infecciosas, bem como inibindo o desenvolvimento de auto-imunidade e alergia. Assim, mecanismos reguladores defeituosos podem permitir a quebra da tolerância imune periférica seguida por inflamação crônica e doença. Detalham-se as anormalidades funcionais e a contribuição de diferentes subtipos de células T reguladoras no desenvolvimento de doenças dermatológicas nesta revisão. Acentuam-se os possíveis alvos terapêuticos e as modificações dos T reguladores causados por imunomoduladores usados no campo da dermatologia.

Keywords : Dermatologia; Dermatopatias; Linfócitos T; Linfócitos T supressores-indutores; Terapêutica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese