SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Presentation, progression and treatment of cutaneous hemangiomas: experience of the outpatients clinic of pediatric dermatology - Hospital das Clínicas da Universidade de São PauloDisease perception and self medication in patients with scabies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

FACANHA, Mônica Cardoso et al. Hanseníase: subnotificação de casos em Fortaleza - Ceará, Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.4, pp. 329-333. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000400004.

FUNDAMENTO: Visando à eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúde tem como meta alcançar taxa de prevalência de menos de 1 caso/10.000 habitantes, estimulando o diagnóstico e tratamento dos casos e reduzindo a disseminação da doença. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foi designado para acompanhar o cumprimento dessa meta. OBJETIVO: Verificar a proporção dos casos de hanseníase diagnosticados nas unidades de saúde do município de Fortaleza que foi notificada ao SINAN. MÉTODOS: Foi feita a identificação dos casos diagnosticados e registrados nas unidades de saúde e notificados à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMSF) entre 2002 e 2004 por meio da comparação nominal entre os registros locais e os registros do SINAN. RESULTADOS: Foram identificados e resgatados para o SINAN 411 casos que haviam sido diagnosticados e não notificados (17,5% do total informado) de 15 (64%) das unidades que informaram pelo menos um caso no período. Cerca 342 casos constavam nos livros e estavam notificados no banco de dados do SINAN das unidades de atendimento, mas não compunham o banco de dados do SINAN da SMSF. CONCLUSÕES: Constatou-se subnotificação de 14,9% dos casos detectados, fato que precisa ser prevenido para que os indicadores reflitam a real freqüência dos casos no município.

Keywords : Hanseníase; Vigilância epidemiológica; Notificação de doenças; Sistema de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese