SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Leprosy: underreported cases in Fortaleza - Ceará, BrazilPeriorbital syringomas - excision with Castroviejo scissors: experience in 38 patients and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

KOVACS, Fabiana Thais  and  BRITO, Maria de Fátima de Medeiros. Percepção da doença e automedicação em pacientes com escabiose. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.4, pp. 335-340. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000400005.

FUNDAMENTOS: A situação de alta prevalência da escabiose, associada ao baixo grau de autodiagnóstico e à estigmatização dos parasitados, contribui para a automedicação. OBJETIVOS: Verificar a percepção dos pacientes com escabiose em relação à doença, às possibilidades diagnósticas consideradas, à automedicação realizada e os sentimentos diante do conhecimento do diagnóstico. MÉTODOS: Em estudo prospectivo de série de casos, foram entrevistados 65 pacientes com diagnóstico clínico de escabiose atendidos no ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Brasil. RESULTADOS: Apenas 47,7% deles acreditavam que seus sintomas fossem devidos à escabiose, e 86% achavam que esses poderiam ser devidos a outras enfermidades, como infecções, picada de insetos e alergia a contactantes. Como automedicação, observada em 55,4% dos pacientes, os produtos mais utilizados foram os sabões e as plantas. O diagnóstico da escabiose levou a sentimentos negativos em 56,7% dos casos. CONCLUSÕES: O estudo evidenciou ser baixo o grau de suspeição de escabiose entre os infestados. A automedicação foi utilizada em mais da metade dos pacientes, geralmente com produtos inadequados para o tratamento da parasitose. É freqüente o diagnóstico da escabiose levar a sentimentos negativos, indicando a importância da atenção integral ao paciente.

Keywords : Automedicação; Emoções; Escabiose.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese