SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue6Histopathological and immunohistochemical profile of the American cutaneous leishmaniasis with emphasis on FXIIIa+ dermal dendrocytesLangerhans cell histiocytosis with nail involvement in childhood: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Perfil nosológico das consultas dermatológicas no Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.6, pp. 549-558. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000600006.

FUNDAMENTOS: Informações epidemiológicas são fundamentais para a política de saúde e são limitadas para o conjunto das nosologias dermatológicas no país. OBJETIVOS: Verificar a freqüência dos principais diagnósticos na prática dos dermatologistas. MÉTODOS: Os diagnósticos referentes ao atendimento ambulatorial dermatológico foram levantados durante uma semana por uma amostra de dermatologistas e 49 serviços que oferecem residência médica. Os dados clínicos e demográficos não identificados de cada paciente foram coletados em formulário padronizado. RESULTADOS: Os resultados apresentados foram baseados em 57 mil consultas dermatológicas. O motivo principal de consulta foi acne, com 14% dos atendimentos, seguida pelas micoses superficiais (8,7%), transtornos da pigmentação (8,4%) e ceratose actínica (5,1%). A ceratose actínica foi a causa de consulta mais freqüente no grupo de 65 anos e mais (17,2%), seguida pelo carcinoma basocelular (9,8%). A hanseníase foi a 20a causa em todo o país, mas a quarta na Região Centro-Oeste. CONCLUSÃO: O perfil nosológico do atendimento ambulatorial dos dermatologistas é relacionado ao especialista e não predominantemente ao atendimento primário. Os resultados reforçam a importância da acne, do câncer de pele e da hanseníase como problemas de saúde pública, para os quais deve haver investimento contínuo em educação para saúde.

Keywords : Brasil; Dermatologia; Dermatopatias; Dermatopatias [epidemiologia]; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese