SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue6Nosologic profile of dermatologic visits in BrazilNetherton's Syndrome with a 20-year follow-up author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

MENDES, Wellington Luiz et al. Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança: relato de caso. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.6, pp. 559-562. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962006000600007.

A histiocitose de células de Langerhans pode apresentar-se de diversas formas clínicas. Neste trabalho, os autores relatam caso de menino de três anos de idade com queixa de otite média crônca e tumoração na região da mastóide direita. O exame anatomopatológico revelou histiocitose. O paciente apresentava dermatite importante no couro cabeludo e alterações distróficas com onicólise, pústulas e deformidades ungueais nos dedos das mãos e pés. As lesões responderam à terapia antineoplásica. O aparecimento de lesões distróficas ungueais na histiocitose de células de Langerhans é raro em crianças. Esse caso clínico sugere que o tratamento com terapia antineoplásica pode ser eficaz.

Keywords : Criança; Histiocitose de células de Langerhans; Histiocitose de células de Langerhans [diagnóstico]; Histiocitose de células de Langerhans [terapia]; Unhas; Unhas [lesões].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese