SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número6Perfil nosológico das consultas dermatológicas no BrasilSíndrome de Netherton com 20 anos de acompanhamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596versão On-line ISSN 1806-4841

Resumo

MENDES, Wellington Luiz et al. Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança: relato de caso. An. Bras. Dermatol. [online]. 2006, vol.81, n.6, pp.559-562. ISSN 1806-4841.  https://doi.org/10.1590/S0365-05962006000600007.

A histiocitose de células de Langerhans pode apresentar-se de diversas formas clínicas. Neste trabalho, os autores relatam caso de menino de três anos de idade com queixa de otite média crônca e tumoração na região da mastóide direita. O exame anatomopatológico revelou histiocitose. O paciente apresentava dermatite importante no couro cabeludo e alterações distróficas com onicólise, pústulas e deformidades ungueais nos dedos das mãos e pés. As lesões responderam à terapia antineoplásica. O aparecimento de lesões distróficas ungueais na histiocitose de células de Langerhans é raro em crianças. Esse caso clínico sugere que o tratamento com terapia antineoplásica pode ser eficaz.

Palavras-chave : Criança; Histiocitose de células de Langerhans; Histiocitose de células de Langerhans [diagnóstico]; Histiocitose de células de Langerhans [terapia]; Unhas; Unhas [lesões].

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons