SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1Atopic dermatitis: a cutaneous or systemic disease? The search for answers in the history of DermatologyBullous pemphigoid in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596
On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

HANIFIN, Jon M.. Romper o ciclo: minha conduta em casos difíceis de dermatite atópica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.1, pp.79-85. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000100011.

Esta revisão resume a abordagem geral e a filosofia na conduta de casos difíceis de dermatite atópica. Existe uma variedade de tratamentos, assim como de médicos, mas muitos falham e não propiciam um alívio adequado aos pacientes, o que leva a uma alternativa dispendiosa, ou seja, um atitude que visa procurar alergias e complica ainda mais o tratamento desses pacientes. Se nós, como dermatologistas, oferecermos um aconselhamento racional sobre prevenção e cuidados com a pele, junto com uma terapia antiinflamatória eficaz e estável, nossos pacientes irão parar de procurar abordagens irracionais. O novo fluxo de informações sobre a barreira epidérmica propicia uma base para investigar e tratar as doenças xeróticas em uma fase mais precoce durante o primeiro ano de vida, com a esperança de que os problemas crescentes relacionados à dermatite atópica e asma possam ser atenuados com medidas simples e seguras.

Keywords : Dermatite atópica; Dermatite atópica [prevenção e controle]; Dermatite, atópica [tratamento]; Fatores imunológicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License