SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue2Secondary syphilis with pulmonary involvementSystemic corticosteroids in dermatological practice. Part II: strategies to minimize adverse effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

RAMIREZ, Raymond  and  BRANCACCIO, Ronald R.. Reações cutâneas alérgicas a corticóides sistêmicos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.2, pp. 169-176. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000200009.

São comuns as reações alérgicas de contato a corticóides tópicos. Podem ocorrer reações cutâneas de hipersensibilidade a corticóides sistêmicos, mas são menos frequentes. O objetivo desta revisão da literatura é examinar relatos de casos de reações cutâneas a corticóides sistêmicos. Os dados apresentados levam em consideração a via de administração, tipo de medicamento, tipo de reação e resultados dos testes. A revisão discute também sobre classificações de corticóides, reações cruzadas e testes alérgicos.

Keywords : Betametasona; Corticosteróides; Corticosteróides [efeitos adversos]; Hidrocortisona; Hipersensibilidade; Prednisolona; Prednisona; Testes do emplastro; Testes intradérmicos; Triamcinolona.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English