SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue3Assessment of 496 pathological reports of melanoma diagnosed in the city of Florianopolis, SC, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LIMA, Hermênio Cavalcante. Fatos e mitos sobre imunomoduladores. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.3, pp. 207-221. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000300002.

O objetivo deste artigo é discutir alguns fatos dos imunomoduladores modernos que podem ser úteis para o dermatologista clínico. Outro objetivo importante é o de dissipar mitos que possam ter impacto negativo no uso dessas drogas pelo clínico. O foco inicial está em imunomoduladores estimuladores que podem conduzir à acentuação da resposta normal das células imunocompetentes. Para tanto, diversos aspectos associados à regulação do sistema imune e às vias regulatórias das células do sistema imune são mencionados. Discutem-se a regulação aberrante e seu impacto no sistema imune e examina-se a classe de drogas imunossupressoras que têm sua função bem estabelecida. Diversas drogas não foram mencionadas. A razão para isso é o foco do artigo que pretende cobrir os fatos bem estabelecidos ou os mitos que as novas evidências científicas modificaram. Com esse padrão em mente, é provável que exista uma quantidade considerável de similaridade nos conceitos, uma vez que descrevem drogas imunomoduladoras. Nesse contexto, a intenção de fornecer novas perspectivas de como o sistema imune pode ser modulado por essas drogas supera esse problema.

Keywords : Alergia e imunologia; Dermatologia; Efeitos fisiológicos de drogas; Uso de medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese