SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue4Post-inflammatory elastolysis and cutis laxa (James Marshall disease): case studyLangerhans' cell histiocytosis: case report and review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BARROS, Jefferson Alfredo de et al. Vitiligo: avaliação histológica e clínica após curetagem seqüencial. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.4, pp. 327-335. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000400005.

FUNDAMENTOS: Melanócitos amelanóticos inativos estão presentes no folículo piloso, constituindo reserva melanocítica no vitiligo. Procedimentos que provocam abrasão superficial da pele induzem a ativação e a migração de melanócitos do folículo piloso. OBJETIVO: Teve-se por objetivos avaliar: 1) o percentual médio do número de melanócitos em relação aos ceratinócitos na camada basal epidérmica e a presença de melanina à histopatologia; 2) a evolução clínica, após curetagem seqüencial em lesões de vitiligo. MÉTODOS: Foram avaliados 16 pacientes nos quais foi realizada seqüência de três curetagens superficiais a cada 30 dias, com biópsias pré-curetagem (controle) e 30 dias após cada curetagem. Coloração pela hematoxilina-eosina foi utilizada para contagem do percentual de melanócitos em relação aos ceratinócitos da camada basal epidérmica, e de Fontana-Masson para determinar a presença de melanina. A evolução clínica foi avaliada por documentação iconográfica. RESULTADOS: Observaram-se tendência ao aumento do percentual médio de melanócitos (p<0,10) e aumento estatisticamente significante da presença de melanina e de repigmentação cutânea (p<0,05) após a terceira curetagem. CONCLUSÕES: Uma seqüência de curetagens tende a elevar o percentual médio de melanócitos na camada basal epidérmica, induz a formação de grânulos de melanina e o aumento da repigmentação no vitiligo.

Keywords : Curetagem; Pigmentação da pele; Transtornos da pigmentação; Vitiligo; Vitiligo [patologia]; Vitiligo [terapia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese