SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número5Prevalência de dermatoses na rede básica de saúde de Campinas, São Paulo - BrasilÚlceras cutâneas na hanseníase: perfil clínico-epidemiológico dos pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596versão On-line ISSN 1806-4841

Resumo

VANTI, Adriana Amorim; CUCE, Luiz Carlos  e  DI CHIACCHIO, Nilton. Tumor glômico subungueal: estudo epidemiológico e retrospectivo, no período de 1991 a 2003. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.5, pp.425-431. ISSN 1806-4841.  https://doi.org/10.1590/S0365-05962007000500005.

FUNDAMENTOS: O tumor glômico subungueal é neoplasia benigna de células glômicas. É mais freqüentemente observado como lesão solitária na falange distal dos quirodáctilos, representando de um a 4,5% das neoplasias das mãos. OBJETIVO: Avaliar os aspectos epidemiológicos e clínicos, os exames complementares, bem como prognóstico e tratamento com base em exames histopatológicos e métodos de imagem. MÉTODO: Foram estudados 20 casos de tumor glômico subungueal ocorridos no período de 1991 a 2003, nos ambulatórios de Dermatologia do Hospital das Clínicas e do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. RESULTADOS: Os achados epidemiológicos deste estudo não diferiram significativamente do levantamento bibliográfico pesquisado. Confirmaram-se, na casuística analisada, preferência pelos quirodáctilos e maior acometimento em pacientes do sexo feminino. Histologicamente, os dados obtidos foram similares aos existentes na literatura. CONCLUSÕES: Os métodos de imagem não foram utilizados de maneira sistemática como auxiliares diagnósticos do tumor glômico, embora sejam de grande importância na confirmação e delimitação do tumor, especialmente a ressonância magnética de alta definição. As recidivas, consideradas raras, ocorreram em 15% dos casos, enfatizando a necessidade de acompanhamento pós-cirúrgico prolongado.

Palavras-chave : Diagnóstico por imagem; Tumor glômico; Tumor glômico [diagnóstico]; Tumor glômico [epidemiologia]; Unhas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons