SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6Morphological and functional comparative study of melanocytes in melasma lesionsBasal cell carcinoma mimicking intranasal tumor: treatment by Munich method of micrographic surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

TOMAZINI, Marília Vannuchi; SOUZA, Cacilda da Silva; GARCIA, Sérgio Britto  and  TEDESCO, Antônio Cláudio. Terapia fotodinâmica com ftalocianina de zinco tópica: avaliação da intensidade de fluorescência, absorção cutânea, alterações histológicas e imuno-histoquímicas na pele do modelo animal. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.6, pp. 535-541. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000600006.

FUNDAMENTOS - Ftalocianinas são promissores agentes fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica (TFD). OBJETIVOS - Avaliar intervalos, veículos e a incorporação de promotor de absorção na formulação tópica da ftalocianina de zinco (FC-Zn). Avaliar alterações macro e micromorfológicas e a expressão de Fas promovidas pela TFD com FC-Zn tópica no modelo murino. MÉTODOS - Por meio da espectrometria de fluorescência, foram avaliadas combinações de diferentes períodos de oclusão tópica das formulações gel ou emulsão de FC-Zn (1mg/dl), com ou sem monoleína 5%, no dorso do camundongo hairless. Após oito horas das diferentes formulações, os camundongos foram expostos ao laser de diodo de 670nm, dose de 50J/cm-2. RESULTADOS - A fluorescência foi discretamente superior após oito horas e com a emulsão nos intervalos de uma, duas e quatro horas de oclusão. A intensidade do edema e da erosão correspondeu à necrose da epiderme e à imunoexpressão de Fas nos cortes histológicos de pele. CONCLUSÕES - Os achados indicam a ação fotodinâmica promovida pela interação entre FC-Zn e fonte de luz de 670nm. As alterações macro e micromorfológicas foram correspondentes e mais substanciais com a emulsão FC-Zn e monoleína, sugerindo a acentuação dos efeitos com essa formulação. A imunoexpressão de Fas e as alterações histológicas sugeriram a apoptose como mecanismo de morte celular na TFD com FC-Zn tópica.

Keywords : Absorção cutânea; Apoptose; Espectrometria de fluorescência; Fotoquimioterapia; Imunoistoquímica; Lasers; Modelos animais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese