SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número6Estudo comparativo morfofuncional de melanócitos em lesões de melasmaCarcinoma basocelular simulando tumor intranasal: tratamento com cirurgia micrográfica pelo método de Munique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596versão On-line ISSN 1806-4841

Resumo

TOMAZINI, Marília Vannuchi; SOUZA, Cacilda da Silva; GARCIA, Sérgio Britto  e  TEDESCO, Antônio Cláudio. Terapia fotodinâmica com ftalocianina de zinco tópica: avaliação da intensidade de fluorescência, absorção cutânea, alterações histológicas e imuno-histoquímicas na pele do modelo animal. An. Bras. Dermatol. [online]. 2007, vol.82, n.6, pp.535-541. ISSN 1806-4841.  https://doi.org/10.1590/S0365-05962007000600006.

FUNDAMENTOS - Ftalocianinas são promissores agentes fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica (TFD). OBJETIVOS - Avaliar intervalos, veículos e a incorporação de promotor de absorção na formulação tópica da ftalocianina de zinco (FC-Zn). Avaliar alterações macro e micromorfológicas e a expressão de Fas promovidas pela TFD com FC-Zn tópica no modelo murino. MÉTODOS - Por meio da espectrometria de fluorescência, foram avaliadas combinações de diferentes períodos de oclusão tópica das formulações gel ou emulsão de FC-Zn (1mg/dl), com ou sem monoleína 5%, no dorso do camundongo hairless. Após oito horas das diferentes formulações, os camundongos foram expostos ao laser de diodo de 670nm, dose de 50J/cm-2. RESULTADOS - A fluorescência foi discretamente superior após oito horas e com a emulsão nos intervalos de uma, duas e quatro horas de oclusão. A intensidade do edema e da erosão correspondeu à necrose da epiderme e à imunoexpressão de Fas nos cortes histológicos de pele. CONCLUSÕES - Os achados indicam a ação fotodinâmica promovida pela interação entre FC-Zn e fonte de luz de 670nm. As alterações macro e micromorfológicas foram correspondentes e mais substanciais com a emulsão FC-Zn e monoleína, sugerindo a acentuação dos efeitos com essa formulação. A imunoexpressão de Fas e as alterações histológicas sugeriram a apoptose como mecanismo de morte celular na TFD com FC-Zn tópica.

Palavras-chave : Absorção cutânea; Apoptose; Espectrometria de fluorescência; Fotoquimioterapia; Imunoistoquímica; Lasers; Modelos animais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons