SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue1Assessing the impact of upper blepharoplasty on quality of life with a standardized questionnaire (QBleflaro): a pilot studyPatch tests and HIV: comparing reliability of results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

MARTINS, Bruna Dacier Lobato; TORRES, Fernanda Nogueira  and  OLIVEIRA, Maria Leide Wand-Del-Rey de. Impacto na qualidade de vida em pacientes com hanseníase: correlação do Dermatology Life Quality Index com diversas variáveis relacionadas à doença. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.1, pp. 39-43. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000100005.

FUNDAMENTOS: A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica causada pelo Micobacterium leprae. Caracteriza-se por acometimento dermatoneurológico, variando em espectro entre dois pólos estáveis. Apesar de curável, ainda representa relevante problema de saúde pública, sendo o Brasil o segundo país mais endêmico do mundo. Sua maior morbidade associa-se aos estados reacionais e ao acometimento neural, podendo causar incapacidades físicas permanentes que comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes, com auto-estigmatização e vergonha. OBJETIVO: Avaliar o grau de comprometimento da qualidade de vida nos pacientes com hanseníase. MÉTODOS: Estudo observacional com correlação entre variáveis clínicas de gravidade da doença e questionário de avaliação da qualidade de vida: Dermatology Life Quality Index. RESULTADOS: Dos 40 pacientes avaliados, a maioria apresentou comprometimento da qualidade de vida de grave a muito grave segundo score obtido no Dermatology Life Quality Index. As variáveis analisadas individualmente também mostraram correlação de gravidade com o número de pontos obtido. CONCLUSÃO: A hanseníase causa sofrimento que ultrapassa a dor e o mal-estar estritamente vinculados ao prejuízo físico, com grande impacto social e psicológico, justificando tanto avanços para abordagem multidisciplinar ao paciente quanto a necessidade de ações de saúde que visem ao controle da doença.

Keywords : Doenças endêmicas; Hanseníase; Qualidade de vida; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese