SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue3Androgenetic alopecia in trichology consultation at the Hospital Geral de Santo António (Oporto - Portugal, 2004-2006): a descriptive study with an analytic componentPredictors of higher number of stages in Mohs micrographic surgery for the treatment of squamous cell carcinoma of the head author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

MONTALVAO, Leticia Nunes; PIRES, Mario Cezar  and  MELLO, João Ferreira de. Alergia ao látex em profissionais de saúde de São Paulo, Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.3, pp. 213-220. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000300004.

FUNDAMENTOS: Alergia ao látex é comum em trabalhadores da saúde, resultando em absenteísmo e afastamento das atividades profissionais. Há no Brasil poucos estudos publicados sobre o assunto. Enquanto na população geral a prevalência de alergia ao látex é menor que 2%, nos profissionais de saúde pode chegar a 30%. OBJETIVO: Estudar a prevalência de alergia ao látex em profissionais de saúde do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. MÉTODOS: Foi aplicado questionário aberto a profissionais que têm contato com luvas de borracha em todos os serviços do hospital. Foi colhido sangue daqueles que referiram sintomas e dosado anticorpo IgE específico por meio do ImmunoCAP. Para análise estatística utilizaram-se porcentagens, tabelas e teste qui-quadrado. RESULTADOS: Foram distribuídos 2.349 questionários, e respondidos 1.045, dos quais 129 referiram correlação entre uso de látex e sintomas sugestivos de alergia, e 54 permitiram a coleta de sangue para determinação de IgE específica. Neste grupo houve dois casos em que foi demonstrado anticorpo específico, estabelecendo-se prevalência de 3,7% de alergia ao látex. Fatores como gênero, profissão, freqüência de contato com luvas, setor de trabalho e antecedentes de atopia foram relacionados com maior prevalência de alergia ao látex. CONCLUSÃO: A prevalência de alergia ao látex encontrada foi de 3,7%.

Keywords : Epidemiologia; Hipersensibilidade ao látex; Hipersensibilidade imediata; Látex.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese