SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue3Latex allergy in healthcare professionals in the State of Sao Paulo, BrazilSkin reactions to drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

TERZIAN, Luiz Roberto; FESTA NETO, Cyro  and  PIMENTEL, Eugênio Raul de Almeida. Fatores preditivos do maior número de estádios na cirurgia micrográfica de Mohs para o tratamento do carcinoma espinocelular da cabeça. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.3, pp. 221-226. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000300005.

FUNDAMENTOS: Os carcinomas espinocelulares da pele da cabeça têm como opção terapêutica mais segura a cirurgia micrográfica de Mohs, que apresenta os menores índices de recidiva e a máxima preservação tecidual. Características dos carcinomas espinocelulares podem estar relacionadas a maior número de estádios cirúrgicos. OBJETIVO: Definir características dos carcinomas espinocelulares que sejam preditoras de maior número de estádios na cirurgia de Mohs. MÉTODOS: Análise retrospectiva de 51 carcinomas espinocelulares da cabeça tratados pela cirurgia de Mohs para determinar fatores de risco de maior número de estádios. Foram analisados limites clínicos, morfologia, recidiva, histologia e tamanho, relacionando-os ao número de estádios cirúrgicos. A análise estatística foi realizada pelo teste exato de Fisher e regressão logística multivariada. RESULTADOS: Os carcinomas recidivados tiveram tendência a maior número de estádios (p=0,081). Os tumores com limites imprecisos apresentaram três vezes mais possibilidades de maior número de fases na análise da razão de chances. Esse achado foi compatível com dados da literatura, apesar de não ter sido estatisticamente significante. CONCLUSÃO: Características pré-operatórias dos carcinomas espinocelulares, como recidiva e limites imprecisos, apesar de não preditivas, indicaram tendência a maior número de estádios na cirurgia micrográfica de Mohs.

Keywords : Carcinoma de células escamosas; Cirurgia de Mohs; Diretrizes para a prática clínica; Neoplasias cutâneas; Neoplasias cutâneas [tratamento]; Neoplasias de cabeça e pescoço.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese