SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue3Necrobiotic xanthogranuloma without paraproteinemiaLacaziosis mimicking borderline tuberculoid leprosy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

ORTIGOSA, Luciena Cegatto Martins  and  REIS, Vitor Manoel Silva dos. Dermatomiosite. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.3, pp. 247-259. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000300010.

Dermatomiosite é doença idiopática inflamatória crônica que afeta a musculatura estriada, a pele e outros órgãos. Apresenta critérios diagnósticos definidos por Bohan & Peter, podendo os pacientes ser classificados em cinco grupos: dermatomiosite juvenil, dermatomiosite primária idiopática, dermatomiosites amiopáticas, dermatomiosite associada a neoplasias e dermatomiosite associada a outras doenças do tecido conectivo. O sexo feminino é mais afetado, e a idade média do diagnóstico é 40 anos. Manifestações cutâneas são observadas em todos os pacientes. Das alterações sistêmicas, a manifestação muscular mais freqüente é a perda de força proximal, e a manifestação pulmonar mais comum é a pneumopatia intersticial. Podem ser observadas neoplasias durante o seguimento da doença, sendo mais freqüentes nos pacientes acima de 60 anos. A desidrogenase lática é a enzima muscular alterada na maioria dos casos. Para diagnóstico da dermatomiosite, pode ser realizado exame anatomopatológico de biópsia cutânea e biópsia muscular, além de eletroneuromiografia. Os corticóides são a terapia mais utilizada. As causas de óbito mais freqüentes são a neoplasia maligna, a septicemia e a infecção pulmonar.

Keywords : Dermatomiosite [classificação]; Dermatomiosite [diagnóstico]; Dermatomiosite [etiologia]; Dermatomiosite [terapia]; Doenças auto-imunes; Doenças do tecido conjuntivo; Doenças musculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese