SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue4Immunology of leprosyA 65-year experience treating acne, including 26 years with oral isotretinoin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BITTENCOURT, Achiléa L.  and  FARRE, Lourdes. Leucemia/linfoma de células T do adulto. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.4, pp. 351-359. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000400011.

A leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL) é tipo agressivo de doença linfoproliferativa causada pelo vírus linfotrópico para células T humanas (HTLV-I), geralmente fatal e que não responde a quimioterapia. Classifica-se em formas aguda, crônica, linfomatosa e indolente (smoldering). Outra forma clínica, a tumoral primária de pele, com características diferentes, foi sugerida recentemente. As formas aguda, linfomatosa e tumoral primária de pele são as de pior prognóstico. Os critérios diagnósticos de ATL são: sorologia positiva para o HTLV-I; diagnóstico citológico ou histológico de leucemia/linfoma de células T, CD4+/CD25+; presença de linfócitos T anormais em sangue periférico; confirmação de integração monoclonal do DNA proviral do HTLV-I. Há lesões de pele em cerca de 70% dos casos,que podem ser primários (formas indolente e tumoral primária da pele) ou secundários. As lesões cutâneas são múltiplas, sendo as mais freqüentes a eritrodermia, as pápulas e as placas. A ATL não tem aspecto histológico característico, podendo apresentar padrões superponíveis ao linfoma periférico T não especificado, à micose fungóide ou ao linfoma anaplásico de grandes células. O padrão imuno-histoquímico pode também simular o de outros tipos de linfoma T. Por esse motivo, é muito importante que no Brasil seja solicitada sorologia para o HTLV-I em todos os casos de leucemia e/ou linfoma de células T maduras.

Keywords : Leucemia [linfoma de células T do adulto]; Linfoma anaplásico de grandes células; Linfoma cutâneo de células T; Micose fungóide; Paraparesia tropical espástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese