SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue4Adult T-cell leukemia/lymphomaPossibility of an association between melanoma and acromegaly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SAMPAIO, Sebastião de Almeida Prado  and  BAGATIN, Edileia. Experiência de 65 anos no tratamento da acne e de 26 anos com isotretinoína oral. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.4, pp. 361-367. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000400012.

Este artigo especial foi extraído de uma palestra proferida pelo Prof. Sebastião Sampaio e elaborado em conjunto com a Profa Edileia Bagatin. Reflete a experiência dos autores no tratamento das principais formas de acne nos períodos pré e pós a introdução da isotretinoína oral que revolucionou a abordagem da doença. Esta droga representa a única opção capaz de levar à remissão prolongada ou cura da acne por atuar em todos os mecanismos etiopatogênicos conhecidos até o momento. Evidentemente, deve ser prescrita de acordo com as recomendações vigentes e reservada para casos de difícil controle, com tendência a cicatrizes e com sérias repercussões psico-sociais. Outras modalidades terapêuticas, tópicas e/ou sistêmicas, devem ser consideradas no início do tratamento e nos casos de intensidade leve a moderada.

Keywords : Acne vulgar; Acne vulgar [prevenção e controle]; Acne vulgar [terapia]; Isotretinoína; Isotretinoína [uso terapêutico].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese