SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue5Dapsone as an alternative to the treatment of chronic urticaria non-responsive to antihistaminesPhototherapy in the graft versus host disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BONAMIGO, Renan Rangel; BAKOS, Lucio; CARTELL, André  and  EDELWEISS, Maria Isabel. Fatores associados à rosácea em amostras populacionais do Sul do Brasil: análise de estudos casos-controles. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.5, pp. 419-424. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000500004.

FUNDAMENTOS: A rosácea é dermatose que apresenta uma série de variáveis associadas a seu surgimento. A maioria dos estudos é proveniente dos Estados Unidos da América e de países europeus, sendo escasso o conhecimento produzido e publicado acerca da doença no Hemisfério Sul, particularmente no Brasil. OBJETIVOS: Descrever os principais fatores clínicos e histopatológicos associados à rosácea em amostras populacionais do sul do Brasil. MÉTODOS: Dois estudos casos-controles realizados em seqüência, com análise univariada e bivariada, utilizando-se p < 0,05 para significância estatística (teste do qui-quadrado e Mantel-Haenzel, quando realizadas estratificações). RESULTADOS: A rosácea é mais freqüente em mulheres e na faixa de 40-50 anos. Os pacientes com fototipos II e III configuram a quase-totalidade dos casos, as formas inflamatórias da rosácea são mais diagnosticadas do que a vascular, e há associação com a sorologia positiva para Helicobacter pylori e com a presença histopatológica do Demodex folliculorum (p < 0,05). As alterações emocionais e climáticas, a exposição solar e o uso de bebidas alcoólicas foram os principais fatores descritos como provocativos ou agravantes. CONCLUSÕES: Apresenta-se um panorama da rosácea obtido em amostra de população sulista do Brasil, com alguns dados semelhantes aos já descritos internacionalmente e outros particularizados, como a questão econômica e os fatores descritos como provocativos ou agravantes.

Keywords : Helicobacter pylori; Helicobacter pylori [isolamento e purificação]; Rosácea; Rosácea [epidemiologia]; Rosácea [etiologia]; Rosácea [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese