SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue5Dapsone as an alternative to the treatment of chronic urticaria non-responsive to antihistaminesPhototherapy in the graft versus host disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BONAMIGO, Renan Rangel; BAKOS, Lucio; CARTELL, André  and  EDELWEISS, Maria Isabel. Fatores associados à rosácea em amostras populacionais do Sul do Brasil: análise de estudos casos-controles. An. Bras. Dermatol. [online]. 2008, vol.83, n.5, pp.419-424. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962008000500004.

FUNDAMENTOS: A rosácea é dermatose que apresenta uma série de variáveis associadas a seu surgimento. A maioria dos estudos é proveniente dos Estados Unidos da América e de países europeus, sendo escasso o conhecimento produzido e publicado acerca da doença no Hemisfério Sul, particularmente no Brasil. OBJETIVOS: Descrever os principais fatores clínicos e histopatológicos associados à rosácea em amostras populacionais do sul do Brasil. MÉTODOS: Dois estudos casos-controles realizados em seqüência, com análise univariada e bivariada, utilizando-se p < 0,05 para significância estatística (teste do qui-quadrado e Mantel-Haenzel, quando realizadas estratificações). RESULTADOS: A rosácea é mais freqüente em mulheres e na faixa de 40-50 anos. Os pacientes com fototipos II e III configuram a quase-totalidade dos casos, as formas inflamatórias da rosácea são mais diagnosticadas do que a vascular, e há associação com a sorologia positiva para Helicobacter pylori e com a presença histopatológica do Demodex folliculorum (p < 0,05). As alterações emocionais e climáticas, a exposição solar e o uso de bebidas alcoólicas foram os principais fatores descritos como provocativos ou agravantes. CONCLUSÕES: Apresenta-se um panorama da rosácea obtido em amostra de população sulista do Brasil, com alguns dados semelhantes aos já descritos internacionalmente e outros particularizados, como a questão econômica e os fatores descritos como provocativos ou agravantes.

Keywords : Helicobacter pylori; Helicobacter pylori [isolamento e purificação]; Rosácea; Rosácea [epidemiologia]; Rosácea [etiologia]; Rosácea [patologia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License