SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue1Efficacy comparison between cimetidine and zinc sulphate in the treatment of multiple and recalcitrant warts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

ROMITI, Ricardo; MARAGNO, Luciana; ARNONE, Marcelo  and  TAKAHASHI, Maria Denise Fonseca. Psoríase na infância e na adolescência. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.1, pp. 09-20. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000100002.

A psoríase é doença inflamatória crônica, imunologicamente mediada, recorrente e de caráter universal. Aproximadamente um terço dos adultos acometidos refere início da doença antes dos 16 anos de idade. Quanto mais precoce, mais grave tende a ser a evolução do quadro. Em crianças, as lesões podem ser fisicamente desfigurantes, causando prejuízos psicológicos e evidente comprometimento da qualidade de vida. As medicações sistêmicas utilizadas na psoríase, bem como a fototerapia, têm indicação limitada na infância, devido aos efeitos cumulativos das drogas, à baixa aceitação e ao risco de teratogenicidade. Nesta seção, discutiremos as principais manifestações clínicas da psoríase na infância e na adolescência, bem como os diagnósticos diferenciais, opções terapêuticas e prognóstico.

Keywords : Adolescente; Criança; Epidemiologia; Infância; Psoríase; Quadro clínico; Terapêutica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese