SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue1Allergic contact dermatitis to topical drugs: a descriptive analysisVitiligo and emotions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

BRITO, Maila Karina Mattos de et al. Inclusões de quitosana no subcutâneo de rato: avaliação clínica, histológica e morfométrica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.1, pp. 35-40. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000100005.

FUNDAMENTOS: A quitosana é polímero derivado da quitina, com vários tipos de aplicação na área médica. OBJETIVO: Avaliar a biocompatibilidade de membranas de quitosana no subcutâneo de ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 20 ratos "Wistar" machos, nos quais foram implantadas membranas de quitosana, na região mediana dorsal. Os animais foram sacrificados: sete, 15, 30 e 60 dias após a cirurgia, tendo sido avaliados clinicamente durante o período experimental e com fotodocumentação no momento do sacrifício. Após o sacrifício, as membranas e tecidos adjacentes foram removidos e preparados para exame histológico e morfométrico. RESULTADOS: Nenhum animal apresentou efeitos adversos que pudessem ser atribuídos à implantação das membranas. O exame histológico mostrou que as inclusões são lisas e homogêneas e não são colonizadas por células do hospedeiro, sendo circundadas por pseudocápsula composta por fibroblastos e células inflamatórias. A morfometria da pseudocápsula revelou espessura semelhante durante todo o período experimental (P>0,05). CONCLUSÃO: A quitosana pode ser opção para uso como implante não integrado. Novos estudos devem ser realizados para comprovar a biocompatibilidade a longo prazo.

Keywords : Materiais biocompatíveis; Quitosana; Ratos Wistar; Teste de materiais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese