SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue1Chitosan inclusions in the subcutaneous space of rats: clinic, histologic and morphometric evaluationClinical presentation and treatment of diaper dermatitis: part II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

NOGUEIRA, Lucas S.C.; ZANCANARO, Pedro C.Q.  and  AZAMBUJA, Roberto D.. Vitiligo e emoções. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.1, pp. 41-45. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000100006.

FUNDAMENTOS: O vitiligo acomete, em média, 1% da população mundial. Mais de 75% dos pacientes têm autoimagem depreciativa em relação à doença. Seu impacto emocional é muitas vezes negligenciado pelo cuidador, influenciando negativamente o prognóstico. OBJETIVO: Verificar o efeito do vitiligo sobre as emoções e discutir as últimas descobertas sobre a interação mente? corpo e seu desdobramento sobre a doença. MÉTODOS: Cem pacientes com diversas formas de vitiligo responderam, na primeira consulta, a uma pergunta sobre as emoções que a presença das manchas lhes provocava. RESULTADOS: Entre os que apresentavam manchas em áreas expostas, 80% queixaram-se de emoções desagradáveis, em contraposição a 37% dos que tinham manchas em áreas não expostas. As emoções mais referidas foram medo (71%), vergonha (57%), insegurança (55%), tristeza (55%) e inibição (53%). CONCLUSÃO: Qualquer doença crônica produz nos seres humanos uma vivência negativa propiciada pela expectativa de sofrimento. O vitiligo é um desafio à autoestima. Além de uma orientação científica adequada, o paciente de vitiligo carece de conforto emocional. A resposta e a adesão ao tratamento e até mesmo a resiliência diante de eventuais falhas terapêuticas dependem da boa relação médico-paciente. Numa época em que dispomos de respeitável terapêutica, torna-se indispensável que o dermatologista se mostre apto a avaliar seu paciente holisticamente.

Keywords : Emoções; Relações médico-paciente; vitiligo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese