SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue2Autoimmune bullous dermatosesClinical study of the congenital melanocytic naevi in the child and adolescent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SAMPAIO, Raimunda Nonata Ribeiro; LUCAS, Íris Campos  and  COSTA FILHO, Arnoldo Velloso da. O uso da associação azitromicina e N-metil glucamina no tratamento da leishmaniose cutânea causada por Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos C57BL6. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.2, pp. 125-128. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000200004.

FUNDAMENTOS: O tratamento de primeira escolha da leishmaniose tegumentar americana é a N-metil-glucamina que tem alta toxicidade, exige administração parenteral e nem sempre cura. A azitromicina mostrou ação in vitro e resultado contraditório na doença humana. OBJETIVO: Verificar se a associação N-metil-glucamina+azitromicina é mais eficaz do que N-metil-glucamina no tratamento da leishmaniose experimental. MÉTODOS: 25 camundongos inoculados com a cepa C57BL/6 de L. (L.) amazonensis foram divididos em dois grupos. Um foi tratado com 400mgSbV/kg/dia de N-metil-glucamina associado a 200mg/kg/dia de azitromicina durante 20 dias, e o outro com N-metil-glucamina, na mesma dose, durante o mesmo tempo. Foi feita avaliação clínica e parasitológica com análise estatística. RESULTADO: Na avaliação clínica, pesquisa de amastigotas e das culturas, não houve diferença estatística. Verificou-se, entretanto, diferença significante no resultado das culturas realizadas através de diluição limitante, que desfavoreceu a associação NMG+ azitromicina. CONCLUSÃO: A associação N-metil-glucamina e azitromicina não demonstrou mais eficácia do que o N-metil-glucamina em uso isolado.

Keywords : Azitromicina; Leishmaniose cutânea; Leishmaniose cutânea [terapia].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese