SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue2Prevalence of human herpes virus type 1 in epithelial skin cancerApproach in sexually transmitted diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

LUDWIG, Martha Wallig Brusius; OLIVEIRA, Margareth da Silva; MULLER, Marisa Campio  and  MORAES, João Feliz Duarte de. Qualidade de vida e localização da lesão em pacientes dermatológicos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.2, pp. 143-150. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000200007.

FUNDAMENTOS - O aspecto visível das lesões de pele e seu impacto psicológico interferem na qualidade de vida dos pacientes. OBJETIVOS - Avaliar qualidade de vida e localização da lesão dermatológica, verificar associação entre variáveis e comparar níveis de qualidade de vida em pacientes com lesões na face/ou mãos e pacientes somente com lesões em outras regiões do corpo que não face e/ou mãos. MÉTODO - Estudo transversal, descritivo, de ssociação. Foram avaliados 205 sujeitos através do Questionário Genérico de Qualidade de Vida- SF-36 "The Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey" (SF-36) e do Dermatology Life quality Index, fichas de dados sócio-demográficos e de localização da lesão. RESULTADOS - Não foram observadas diferenças significativas na qualidade de vida entre os dois grupos, mas o número de associações entre SF-36 e DLQI-BRA foi superior no grupo com lesões em face e/ou mãos. Diferenças significativas foram verificadas quando da divisão em cinco grupos. A diferença significativa (p=0,05) foi entre o grupo com lesões somente em face e/ou mãos e o grupo com lesões generalizadas, sendo que este último teve posto médio de 114,06 contra 69,1935 do outro grupo. CONCLUSÕES - Independente da localização da lesão, o sentimento de exposição e os prejuízos a que fica sujeito o paciente dermatológico são semelhantes. As doenças da pele, ao que parece, provocam sentimento de exposição e constrangimento, independente do local do corpo acometido, pois na aproximação mais íntima de outra pessoa está implicada certa exposição.

Keywords : Dermatologia; Psicologia; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese