SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4Evaluation of the epidemiological profile and the mortality rate of the patients with primary cutaneous melanoma in Florianopolis - SC, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

CASTRO, Patrícia Aparecida de; URBANO, Lílian Mendes Ferreira  and  COSTA, Izelda Maria Carvalho. Doença de Kawasaki. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.4, pp. 317-329. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000400002.

A doença de Kawasaki é vasculite sistêmica e aguda de etiologia desconhecida. Constitui a principal causa de doença cardíaca adquirida em crianças nos EUA. Ocorre mais frequentemente em meninos, 80% dos casos em crianças com menos de cinco anos, sendo rara após os oito anos. Pode atingir crianças de todas as raças, tendo maior incidência entre os descendentes asiáticos. Caracteriza-se por febre, conjuntivite bilateral não exsudativa, eritema e edema de língua, lábios e mucosa oral, alterações de extremidades, linfonodomegalia cervical, exantema polimórfico. Aneurismas e estenoses de artérias coronárias são comuns em percentual que varia de 20 a 25% dos pacientes não tratados, podendo posteriormente levar a infarto agudo do miocárdio e morte súbita. O tratamento com imunoglobulina intravenosa é efetivo e deve ser iniciado precocemente a fim de evitar sequelas cardíacas. O desenvolvimento de testes diagnósticos, terapêuticas mais específicas e a prevenção dessa doença potencialmente fatal em crianças dependem dos contínuos avanços na determinação de sua etiopatogenia.

Keywords : Aspirina; Aneurisma coronário; Exantema; Síndrome do linfonodo mucocutâneo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese