SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue4Langerhans cell histiocytosis: Letterer-Siwe disease - the importance of dermatological diagnosis in two casesSubcutaneous panniculitis-like T-cell lymphoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SIQUEIRA, Caio Roberto Shwafaty de  and  MIOT, Hélio Amante. Inflamação de queratoses seborreicas múltiplas induzida por quimioterapia com gencitabina. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.4, pp. 410-413. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000400014.

São diversos e comuns os efeitos mucocutâneos dos quimioterápicos, alguns por ação citotóxica, outros por hipersensibilidade ao fármaco. Os autores relatam a ocorrência de inflamação em múltiplas queratoses seborreicas pré-existentes, após terapia citorredutora com gencitabina, em paciente sob tratamento para neoplasia de pâncreas. Discutem, ainda, a benignidade do evento e alertam para a necessidade de adequada identificação dos efeitos cutâneos decorrentes da quimioterapia sistêmica.

Keywords : Antineoplásicos; Antineoplásicos [efeitos adversos]; Ceratose seborreica; Inibidores da síntese de ácido nucleico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese