SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue5Photodynamic therapy in dermatology: basic principlesExpression of cell proliferation and apoptosis biomarkers in skin spinocellular carcinoma and actinic keratose author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

ARRUDA, Lúcia H. F. de; KODANI, Vanessa; BASTOS FILHO, Antonio  and  MAZZARO, Carla Bassanezi. Estudo clínico, prospectivo, aberto, randomizado e comparativo para avaliar a segurança e a eficácia da luz azul versus peróxido de benzoíla 5% no tratamento da acne inflamatória graus II e III. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.5, pp. 463-468. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000500003.

FUNDAMENTOS: Muitos pacientes relatam melhora da acne com a exposição à luz solar, e vários estudos demonstram que a luz azul é efetiva no tratamento da acne. OBJETIVOS: Verificar a segurança e a eficácia da luz azul (espectro eletromagnético de 407 a 420 nm) no tratamento da acne inflamatória graus II e III, comparada à terapêutica tópica com peróxido de benzoíla a 5%. MÉTODOS: O estudo avaliou 60 pacientes em cinco visitas: uma de seleção, uma com 7, 14 e 28 dias de tratamento e uma última de seguimento, 14 dias após o término do tratamento. Trinta foram randomizados para luz azul (oito sessões, duas vezes por semana), e outros 30, para peróxido de benzoíla a 5%, duas vezes ao dia, diariamente. A avaliação foi por meio da contagem das lesões e fotografias. RESULTADOS: A redução no número médio de lesões foi semelhante com os dois tratamentos, independente do tipo de lesão (p 0,05), porém o tratamento com a luz azul apresentou menos efeitos colaterais. CONCLUSÕES: A luz azul foi um tratamento tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla a 5% para o tratamento da acne graus II e III, mas com menos efeitos adversos.

Keywords : Acne vulgar; Fototerapia; Peróxido de benzoil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese