SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue5Incidence of squamous cell carcinoma of the skin in the city of Tubarao (SC) - Brazil in the years 2000, 2003, and 2006Peripheral nervous system and grounds for the neural insult in leprosy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SILVA, Cristiana Silveira et al. Teledermatologia: correlação diagnóstica em serviço primário de saúde. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.5, pp. 489-493. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000500007.

FUNDAMENTOS: O termo telemedicina faz referência ao uso de tecnologias de comunicação para a transmissão a distância de informações relacionadas à saúde. Esse recurso é utilizado em várias especialidades médicas, principalmente naquelas em que a interpretação de imagens representa uma etapa fundamental na formulação diagnóstica. OBJETIVO: Avaliar a concordância entre o diagnóstico presencial e o diagnóstico a distância de lesões cutâneas, utilizando a teledermatologia, em pacientes atendidos em uma unidade básica de saúde. MÉTODOS: Foi realizado um estudo prospectivo envolvendo pacientes atendidos no serviço de dermatologia da clínica FTC em Salvador - BA. Participaram do estudo um dermatologista responsável pela consulta presencial e dois dermatologistas responsáveis pela consulta a distância. Os diagnósticos obtidos através da teleconsulta foram avaliados quanto à concordância e comparados com os diagnósticos da consulta presencial. RESULTADOS: Foram incluídos neste estudo 60 pacientes. Observou-se um grau de concordância total variando de 86,6% a 91,6% com índice Kappa de 0,62. CONCLUSÃO: A teledermatologia é uma forma de assistência com um grande potencial de uso na dermatologia, podendo representar uma ferramenta útil principalmente em casos clínicos de baixa complexidade, oriundos de unidades básicas de saúde.

Keywords : Consulta remota; Diagnóstico; Telemedicina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese