SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue5Hereditary tylosis syndrome and esophagus cancerVariability of psychological diagnosis in patients with psychogenic excoriation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

SEIZE, Maria Bandeira de Melo Paiva et al. Urticária aquagênica familiar: relato de dois casos e revisão da literatura. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.5, pp. 530-533. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000500015.

Urticária aquagênica é forma rara de urticária física caracterizada por aparecimento de urticas após o contato com água, independente da temperatura. Há poucos casos descritos de urticária aquagênica e, destes, somente cinco da forma familiar. Apresentamos o primeiro relato de urticária aquagênica familiar no Brasil, acometendo mãe e filha. Ambas apresentavam urticas, principalmente após banho de chuveiro, independentemente da temperatura da água. A mãe referia ter o quadro há quatro anos, e a filha, desde o nascimento. Para diagnóstico, foram realizados testes de provocação com água, com aparecimento de lesões em ambas, e testes com dermografômetro, com cubo de gelo envolvido em plástico e de provocação para urticária colinérgica, sem o aparecimento de lesões, excluindo assim outras formas de urticária física.

Keywords : Água; Antagonistas dos receptores H1 de histamina; Prurido; Urticária.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese