SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue6Cyanoacrylate adhesives for the synthesis of soft tissueStriae distensae in pregnancy: risk factors in primiparous women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

MULLER, Karen Reetz et al. Avaliação do aprendizado dos pacientes sobre a regra do ABCD: um estudo randomizado no sul do Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.6, pp. 593-598. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000600004.

FUNDAMENTOS: A regra do ABCD é utilizada para orientar médicos, profissionais da saúde e pacientes quanto ao reconhecimento das principais características de lesões cutâneas suspeitas de melanoma. Não há, no Brasil,estudos que validem a utilização da regra do ABCD pelos pacientes após orientações realizadas por dermatologistas. OBJETIVOS: Avaliar o aprendizado da regra do ABCD por pacientes atendidos em centro dermatológico de referência no sul do Brasil. MÉTODOS: Estudo randomizado com 80 pacientes ambulatoriais de ambos os sexos, com 12 anos ou mais. Foram avaliados: grau de escolaridade, renda mensal e acesso aos meios de comunicação. O grupo de intervenção recebeu orientações sobre o emprego da regra do ABCD, ao passo que o grupo-controle não recebeu. Ambos os grupos foram avaliados quanto às suas respostas em três momentos (basal, fora do consultório e no consultório, 15 dias após) em painel de fotografias. O nível de significância utilizado foi o p < 0,05 e o poder de 0,80. RESULTADOS: O grupo que recebeu as informações respondeu de forma correta, com mais frequência, quanto ao diagnóstico dos melanomas, quando comparado ao grupo-controle (p < 0,01). Excetuando-se o acesso ao rádio, que influenciou positivamente os resultados (p < 0,05), as outras variáveis avaliadas não os afetaram. CONCLUSÕES: A regra do ABCD pode ser usada para capacitar pacientes acima de 17 anos a identificar alterações sugestivas de melanoma. Esse aprendizado independe de sexo, nível de escolaridade, renda mensal e acesso aos meios de comunicação, exceto rádio.

Keywords : Diagnóstico; Melanoma; Pacientes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese