SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.84 issue6Physiopathology of melasmaSclerosing perineurioma: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

RITO, Cintia  and  PINEIRO-MACEIRA, Juan. Microscopia confocal reflectante aplicada ao diagnóstico do melanoma cutâneo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2009, vol.84, n.6, pp. 636-642. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962009000600009.

O melanoma cutâneo é um problema de saúde pública a nível mundial. Sua incidência tem aumentado, de forma marcante, nos últimos anos, e o diagnóstico e excisão precoces são essenciais para o bom prognóstico dos pacientes. Neste contexto, a dermatoscopia ganhou grande importância, nas últimas duas décadas, melhorando, de forma significativa, a acurácia do diagnóstico do melanoma, em estágios iniciais. Porém, existem algumas lesões benignas que apresentam dermatoscopia duvidosa, levando à realização de cirurgias desnecessárias. Mais recentemente, a microscopia confocal reflectante vem sendo introduzida como método diagnóstico auxiliar promissor, por ser um exame não-invasivo, realizado in vivo, de forma simples, indolor e de rápida execução. É a única técnica capaz de identificar estruturas celulares e examinar a epiderme e a derme papilar, com resolução semelhante à da histopatologia, com uma sensibilidade de 97,3%, e especificidade de 72,3% para o diagnóstico do melanoma cutâneo. É uma importante ferramenta diagnóstica, visto que não substitui o exame histopatológico realizado no pós-operatório, mas permite a abordagem racional das lesões com dermatoscopia duvidosa, evitando procedimentos cirúrgicos desnecessários.

Keywords : Diagnóstico; Melanoma; Microscopia confocal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese