SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue1Association between skin tags and insulin resistanceTransepidermal elimination of parasites in Jorge Lobo's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

RIBAS, Jonas  and  CARRENO, Ana Maria. Avaliação do uso de repelentes contra picada de mosquitos em militares na Bacia Amazônica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.1, pp. 33-38. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000100004.

FUNDAMENTOS: No Brasil, doenças provocadas por picadas de insetos são frequentes, o que torna extremamente importante a execução de medidas profiláticas de forma adequada, sobretudo, em áreas endêmicas como a Amazônia, que recebe um grande contingente de visitantes, a trabalho ou turismo. OBJETIVOS: Avaliar o uso dos repelentes de insetos disponíveis no mercado por militares que costumam realizar missões em ambiente de selva, na região amazônica. MÉTODOS: Foram selecionados cinquenta e um militares da região amazônica que responderam um questionário em junho/2008. RESULTADOS: 63,7% dos militares usaram produtos contendo Deet na concentração máxima de apenas 15%, que possui mínima ação de repelência; 36% relataram usar protetor solar associado, o que levou a um risco maior de intoxicação; 36,4% fizeram uso de um repelente natural em suas missões; dois militares usaram vitamina B e consideraram a sua ação de repelência ineficaz. CONCLUSÕES: Os repelentes à base de Deet utilizados pelo grupo estudado apresentam concentrações inferiores às consideradas seguras para uso em ambiente de selva. Foi frequente a associação do Deet com protetor solar, que é uma combinação potencialmente tóxica. Os repelentes naturais à base de andiroba e copaíba apresentaram o maior grau de percepção de proteção.

Keywords : Deet; Mordeduras e picadas de insetos; Repelentes de insetos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese