SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue2Clinical evaluation of oral lesions associated with dermatologic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

ALCHORNE, Alice de Oliveira de Avelar; ALCHORNE, Maurício Mota de Avelar  and  SILVA, Marzia Macedo. Dermatoses Ocupacionais. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.2, pp. 137-147. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000200003.

Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. Os autores referem a importância do tema, a epidemiologia e a etiopatogenia das principais dermatoses ocupacionais: dermatites de contato irritativas e alérgicas, fitodermatites, acnes (elaioconiose e cloracne), ceratoses, cânceres, granulomas de corpo estranho, infecções, oníquias e ulcerações. A clínica da dermatose ocupacional é apresentada em diferentes profissões. Analisam-se os exames laboratoriais pedidos nessas dermatoses, com especial destaque para testes de contato, que são o padrão ouro, e fornecem-se dados do tratamento e prevenção; quanto à prevenção da dermatose ocupacional, informam-se as medidas coletivas e individuais, especialmente, no que respeita ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Keywords : Barbearia; Ceratose; Cloracne; Dermatite de Contato; Dermatite Ocupacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese