SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Agreement between dermatological diagnoses made by live examination compared to analysis of digital imagesFrequency of occupational contact dermatitis in an ambulatory of dermatologic allergy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

CORREIA, Rafaela Teixeira Marinho; VALENTE, Neusa Y. S.; CRIADO, Paulo Ricardo  and  MARTINS, José Eduardo da Costa. Cromoblastomicose: relato de 27 casos e revisão da literatura. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.4, pp. 448-454. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000400005.

FUNDAMENTOS: A cromoblastomicose é uma micose subcutânea que acomete principalmente homens trabalhadores rurais, sendo cada vez mais observada em outras atividades profissionais. O fungo penetra na pele após inoculação, e o agente mais frequentemente isolado é a Fonsecaea pedrosoi. OBJETIVOS: Este estudo visa a avaliar os pacientes com cromoblastomicose admitidos no departamento de dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período de 1997 a 2007. MÉTODOS: É um estudo retrospectivo, utilizando a revisão de prontuários, e inclui 27 pacientes. Analisaram-se os tratamentos prévios e os atuais instituídos, o tempo entre o aparecimento das lesões e o diagnóstico, a idade, o gênero, a profissão, a procedência, a localização das lesões e os agentes isolados em cultivo. RESULTADOS: Vinte e dois pacientes eram procedentes do estado de São Paulo. Os demais eram procedentes da Bahia e Rondônia. A maioria dos pacientes estudados eram trabalhadores rurais (37%). Os homens foram os mais acometidos (85%). A maior parte dos pacientes apresentava lesões nos membros inferiores (59,2%). Em 52% dos casos foi isolado o fungo F. pedrosoi. O exame anatomopatológico mostrou corpos escleróticos em 92,5% dos casos. CONCLUSÃO: Os dados encontrados estão concordantes com os da literatura, sendo este o segundo estudo retrospectivo sobre as características dos doentes portadores de cromoblastomicose no âmbito do estado de São Paulo publicado na literatura indexada.

Keywords : Cromoblastomicose; Epidemiologia; Fungos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese