SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue5Inter-rater concordance study of the PASI (Psoriasis Area and Severity Index)Photodynamic therapy with delta-aminolevulinic acid and light-emitting diodes in actinic keratosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

LISE, Michelle Larissa Zini et al. Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.5, pp. 631-638. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000500006.

FUNDAMENTOS: A tatuagem é um fenômeno atávico e difuso que suscita abordagem por diversos saberes. Sua utilização por grupos específicos como prisioneiros e pacientes psiquiátricos sempre a manteve associada a um caráter de estigma. OBJETIVOS: Buscar o discurso do tatuado acerca da discriminação e da construção de estigmas a partir da inscrição de marcas no corpo. MÉTODOS: Foram analisadas entrevistas de 42 indivíduos. RESULTADOS: O perfil obtido foi de maioria de mulheres; com duas a quatro tatuagens; com 23 anos ao fazê-las; com formação superior completa; que acham que era moda fazer tatuagens; que não referem nenhum fato marcante que os tenha levado a fazer o desenho; que classificam a dor como suportável; que afirmam que nunca se sentiram discriminados; que nunca esconderam sua tatuagem; que acham que a tatuagem é um atrativo sexual; que não veem a tatuagem como uma forma de resistência cultural; que deixariam de fazê-la se lhes trouxesse prejuízo profissional; que dizem não ter usado álcool quando fizeram o desenho; que afirmam não serem usuários habituais de drogas; que acham que a tatuagem é uma forma de se expressar e de se embelezar. CONCLUSÕES: Percebeu-se que existe uma diferença entre o discurso do tatuado e os seus atos, quanto ao contexto social, e verificou-se uma importante mudança no significado da prática para o tatuado.

Keywords : Pele; Preconceito; Tatuagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese