SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue5Photodynamic therapy with delta-aminolevulinic acid and light-emitting diodes in actinic keratosisDermatophytes: host-pathogen interaction and antifungal resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

YARAK, Samira  and  OKAMOTO, Oswaldo Keith. Células-tronco derivadas de tecido adiposo humano: desafios atuais e perspectivas clínicas. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.5, pp. 647-656. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000500008.

As células-tronco adultas ou somáticas detêm grande promessa para a reparação e regeneração de tecidos. Atualmente, o interesse dos cientistas é contínuo na investigação da biologia de células-tronco mesenquimais, tanto em aspectos básicos, quanto no potencial de aplicações terapêuticas. As células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo, em comparação com as células-tronco derivadas do estroma da medula óssea, apresentam como vantagem o método fácil de obtenção da fonte tecidual. As células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo apresentam potencial para se diferenciarem em células de tecidos mesodérmicos, como os adipócitos, as cartilagens, os ossos e o músculo esquelético e não mesodérmicos, como os hepatócitos, as células pancreáticas endócrinas, os neurônios, os hepatócitos e as células endoteliais vasculares. Entretanto, os dados disponíveis na literatura científica sobre as características das células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo e os procedimentos para sua obtenção e manipulação no laboratório são inconsistentes. É necessário o desenvolvimento de metodologias e procedimentos eficazes de isolamento dessas células para obtenção de células em quantidade e qualidade suficientes para aplicação terapêutica. Nesta revisão, são discutidos os métodos correntes de coleta de tecido adiposo, isolamento e caracterização de células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo, com ênfase na futura aplicação em medicina regenerativa e nos possíveis desafios nesse recente campo da ciência.

Keywords : Adipócitos; Células-tronco adultas; Tecido adiposo; Terapia tissular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese