SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue5Dermatophytes: host-pathogen interaction and antifungal resistanceLeukocytoclastic vasculitis: another condition that mimics syphilis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

CANTO, Alan Motta do; MULLER, Helena; FREITAS, Ronaldo Rodrigues de  and  SANTOS, Paulo Sérgio da Silva. Líquen plano oral (LPO): diagnóstico clínico e complementar. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.5, pp. 669-675. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962010000500010.

O líquen plano é uma desordem comum do epitélio escamoso estratificado que acomete as mucosas oral e genital, a pele, as unhas e o couro cabeludo. O líquen plano oral (LPO) afeta mulheres de meiaidade e apresenta padrões e distribuição característicos, como estriações brancas, pápulas ou placas brancas, eritema, erosões e bolhas, que podem estar associadas a medicações e/ou materiais dentários no paciente. O diagnóstico clínico somente poderá ser feito se a doença apresentar padrões clássicos, como lesões concomitantes na mucosa oral e na pele. O diagnóstico laboratorial por meio do exame histopatológico se caracteriza pela presença de projeções do epitélio em forma de dentes de serra e corpos de Civatte, e possibilita excluir condições de displasia e malignidade. A imunofluorescência direta é utilizada em suspeita de outras doenças, como pênfigo e penfigoide. O LPO é tratado com agentes anti-inflamatórios, principalmente, corticosteroides tópicos, e novos agentes e técnicas têm-se demonstrado eficazes. A transformação maligna do LPO e sua incidência exata permanecem controversas. Este trabalho tem como objetivo apresentar, com base na revisão da literatura, a etiopatogenia, o diagnóstico clínico, exames complementares e complicações do LPO.

Keywords : Diagnóstico bucal; Líquen plano bucal; Mucosite.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese