SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue1Clinical and epidemiological profile of sexually transmitted diseases in children attending a referral center in the city of Manaus, Amazonas, BrazilUse of the ML-Flow test as a tool in classifying and treating leprosy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

FONSECA, Gabriela Poglia; BRENNER, Fabiane Mulinari; MULLER, Carolina de Souza  and  WOJCIK, Adma Lima. Uso da capilaroscopia ungueal como método diagnóstico e prognóstico de rosácea. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.1, pp. 87-90. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000100011.

FUNDAMENTOS: Não há um método adequado e fidedigno de avaliação e seguimento da severidade na rosácea. OBJETIVO: Determinar a importância da capilaroscopia periungueal como método diagnóstico e prognóstico em pacientes portadores de rosácea. MÉTODOS: Estudo transversal onde foram submetidos ao exame da capilaroscopia periungueal 8 pacientes com rosácea e 8 controles no período entre maio e julho de 2009. Foram coletados dados clínicos relacionados ao sexo, idade, fototipo, classificação da rosácea de acordo com a classificação de Plewig e Kligman e a classificação da National Rosacea Society. Adicionalmente, avaliamos o tempo de evolução da doença e tratamentos previamente utilizados. RESULTADOS: A grande maioria das pacientes avaliadas (6 das 8 pacientes) apresentavam rosácea grau I (vascular) ou eritêmato-teleangiectásica. A idade média de duração da rosácea foi de 5,96 anos, sendo que 87,5% faziam tratamento com metronidazol tópico. Nenhum paciente tanto do grupo rosácea como controle demonstrou evidência de desvascularização ao exame capilaroscópico. CONCLUSÃO: A capilaroscopia periungueal apresenta um padrão inespecífico e não parece auxiliar no diagnóstico ou prognóstico da rosácea.

Keywords : Angioscopia microscópica; Diagnóstico; Rosácea; Técnicas de diagnóstico e procedimentos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese